quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

DICAS PARA EQUIPES DE MÚSICA NA CONDUÇÃO E ANIMAÇÃO DO SEU GRUPO DE ORAÇÃO RCC.

  • Procure saber qual será a palavra da pregação, leia e procure desenvolver um repertório baseado no contexto desta palavra. Use o louvemos.

  • Um repertório com muitas musicas, é sinal que você tem material a desenvolver no grupo, mas procure desenvolver e trabalhar, ministrando a letra, seja criativo no Espírito Santo. Não cante 500 músicas no mesmo dia, mas trabalhe poucas músicas.


  • Eficiência e Eficácia = Técnica e Espiritualidade, cantar e tocar somente não dá! Busque a Deus, reze e procure está em sintonia com Deus, toque e cante, faça o melhor de sua arte para Deus, e lembre-se que a Eficiência em tocar terá que andar junto com a Eficácia que só Deus pode proporcionar, esta, terá abundantemente rezando muito!!

  • Zelo com o instrumento é tudo de bom!


  • Como soa bem um instrumento afinado (no diapasão), cuidado com corda de violão que foi trocada recentemente, até assentar, ela ficará desafinando.

  • Cuidado com o som, um volume alto agride os ouvidos, sempre digo que um volume correto é aquele que você consegue ouvir o povo cantando junto. Se você não ouve a voz do povo, então está tudo muito alto.  


  • Na condução de momentos de oração tenha cuidado com suas palavras, gírias, palavras inexistentes ou palavrões, muitas pessoas falam e acham que é normal.
O falador fere com golpes de espada; a língua dos sábios, porém, cura.  Ecle. 12,18

  • Tenha cuidado com gestos, dependendo do público, se for pessoas mais idosas, procure desenvolver menos gestos, quanto ao publico mais jovem, tudo bem! Mas discernimento, cuidado quanto à gestos sensuais.

  • Trabalhe músicas para grupo de oração, músicas que vá ajudar na animação e condução da reunião, evite fazer introduções muito compridas e arranjos demorados, evite ficar falando muito, isto ocupa muito o pouco tempo do GO, valorize os momentos de oração, não confunda grupo de oração com grupo de “cantação” ou “falação”. O pessoal sabe quando a gente está “enchendo lingüiça”. Deixe as músicas trabalhadas igualzinha no CD para shows que você e sua equipe forem participar.


  • Seja amigo(a) do seu(a) coordenador(a), uma boa convivência com a coordenação será demonstrada na condução e andamento do grupo, as pessoas percebem quando a equipe de coordenação não está bem, uma desavença é rapidamente percebida por todos.

  • Forme discípulos, ensine alguém a cantar ou tocar, tenha a paciência, passe o seu conhecimento para alguém, não somos eternos. Que recompensa gratificante e maravilhosa é ver alguém a quem ensinamos, perceba os talentos em sua volta, e dê oportunidade. Tem muita gente que eu ensinei a tocar violão e hoje toca melhor do que eu, fico maravilhado!

Enfim, em breve continuarei com mais dicas, espero que estas sejam úteis pra você. Um dos meus amigos sempre diz: Quanto ao grupo de oração, tenha bom senso no que se canta, no que se fala ou toca.

Louvado seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo!


Um abração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!