terça-feira, 3 de maio de 2011

Jogo de cintura no Grupo de Oração.

Deixem-me explicar o porquê desse nome "Jogo de cintura":
Realmente é preciso jogo de cintura em alguns momentos no grupo de oração. Vou citar alguns casos:
1. Imagina que você está conduzindo um grupo e entra um bêbado na igreja fazendo uma barulheira danada. Como você reagiria?
Logicamente a coordenação do grupo precisa estar preparada para esse tipo de "emergência", mas supondo que você que conduz a oração é desafiado pelo irmão sobre o efeito do álcool. Como desafiado? Por exemplo: o bêbado começa a atrapalhar dizendo que você não sabe tocar ou ainda, uma situação inversa onde ele goste muito da sua musicalidade e comece a bater palmas, etc...
Quem conduz grupo precisa ter muito discernimento e jogo de cintura para parar o momento e pedir com toda a delicadeza e ternura do mundo: pedir que um irmão do grupo acolhe esse irmão e converse com ele. (E enquanto os irmãos da acolhida cuidam disso, você volta a conduzir o grupo normalmente).
Seja simples: converse com os irmãos que estão no grupo como se você não estivesse ministrando. Exemplo:
"Vamos lá irmãozinhos, vamos continuar nossa oração... nosso irmãozinho que acabou de chegar já, já vai estar aqui com a gente de novo cantando e louvando a Deus."
Seja simples, seja verdadeiro: nada de ficar tenso e preocupado com aqueles pensamentos de "E agora, o que faço?"
Não deixe que essas coisas acabem com o andamento do grupo, ok?
Sabe como deve se conduzir um grupo de oração? Com amor! Com prazer! E claro, com discernimento.
Como disse acima, todo músico precisa de formação, por isso busque. Uma dica aqui é você fazer a EPA (Escola Paulo Apóstolo). Vai ajudá-lo muito.
Então, vamos aos exemplos:
Suponha que está para começar a animação e as pessoas estão dispersas (e geralmente no fundo da igreja).
Nunca dê broncas ou chame a atenção do povo (lembre-se que somos irmãos). Chame com alegria, procure cativar. Se for o caso, já comece a tocar uma música que fale de paz e fraternidade. Assim, eles terão o tempo suficiente para conversar algumas coisinhas e já vão entrando no clima do louvor.
Outra dica super interessante é você pedir para os irmãos virem para frente e darem as mãos, pois será feito um momento de oração. O segredo aqui é o seguinte: fazer uma oração breve e pedir para eles soltarem as mãos. Desta forma você conseguiu trazer todos para os bancos da frente.
Nada de forçar ninguém. Sempre convide com carinho.

Tenha discernimento: Toda a condução do grupo deve ser de acordo com o RHEMA. (Rhema é a direção que o Senhor colocou para o grupo de oração - é o caminho que devemos seguir).
O ministro de música deve estar em sintonia com o tema da pregação e com todos que estão no grupo, em especial o pregador.
Tenha discernimento na forma de conduzir: não seja uma pessoa cansativa, que só fala, fala e fala.... ou reza, reza e reza...
É importante cantar SIM, mas também não fique só cantando... é preciso mesclar de tudo um pouco.
Imagine as pessoas que vêm no grupo e não tem vida de oração intensa. Elas vão se sentir cansadas. E pense no seguinte: você gostaria de ir em um grupo de oração e se sentir cansado? Claro que não, né? Por isso, seja dinâmico, tenha discernimento. Perceba se em algum momento você está sendo repetitivo ou monótono. As pessoas querem se sentir bem, lembre-se disso.
Cante, converse com elas. Mexa com as pessoas. Reze com elas. Não fique só você rezando e, muito menos, deixe-as rezando sozinhas.

Quando pedir para os irmãos levantar as mãos por exemplo, lembre-se que deve pedir para abaixá-las depois. Não esqueça o irmão com os braços levantados e doendo.
Da mesma forma se pedir para fecharem os olhos, lembre-se de pedir para abrir os olhos novamente.
Parece coisa boba, mas não é. Pense nas pessoas, tenha cuidado com elas. Imagine que poderia ser você ali com os olhos fechados do começo ao fim do grupo.

Outra situação: Muito cuidado ao pedir para os irmãos ficarem de mãos dadas. Por quê? Porque você pode provocar o ciúme de uma esposa ou esposo.
De repente, uma jovem que está carente pode se apegar a um jovem, e aí já viu... imagina se esse jovem tiver namorada... Aí complica mais ainda.
Ciúmes à parte, tem outro fator: e se estiver aquele calor e pessoa (assim como eu) tiver problema de suar as mãos? Será com certeza uma situação desagradável... (assim como já fiquei muitas vezes).
Mais uma coisa: quando pedir para os irmãos ajoelharem durante o grupo lembre-se que muitos não podem ficar ajoelhados por muito tempo.
Sempre avise que aqueles que não puderem ajoelhar, podem se sentar ou ficar em pé.
Homens e mulheres juntos: Evite montar duplas de oração, onde homens podem ficar com mulheres. Procure deixar mulher-com-mulher e homem-com-homem. Assim, evitamos qualquer situação embaraçosa.
Formas de animar e conduzir: Primeiro: estude a letra das músicas que você vai tocar. Conduza para você mesmo e ENTENDA do que a letra está falando. Assim, você terá intimidade com aquilo que está ministrando.
1. Use trechos da bíblia: Leve as pessoas a imaginar e vivenciar algumas passagens bíblicas. Exemplo: o encontro de Jesus com Zaqueu ou Jesus conversando com algum discípulo, etc.
2. Crie um ambiente agradável: Não é bom fazer sempre, mas você pode de vez em quando pedir para os participantes imaginarem que estão em um lugar agradável. E a partir daí, desenvolva a oração.
3. Use a letra das músicas: Peça para as pessoas prestarem atenção na letra de algumas músicas. E você pode ir trabalhando em cima disso, à partir do que diz a letra da música.
4. Orando juntos: Para que as pessoas orem é necessário que você que conduz o grupo, ore também. Não fique apenas pedindo para os irmãos rezarem. Lembre-se de dar o exemplo. Funciona como uma engrenagem: se você orar eles irão orar também. E se eles orarem você também se sentirá motivado a orar. Só não esqueça que é preciso tomar cuidado para não ser cansatio e passar o grupo inteiro só em oração. Há pessoas que não estão acostumadas com esse ritmo.

FONTE : portaldamusicacatolica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!