sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ORIENTAÇÕES PARA EQUIPES E MINISTÉRIO DE MÚSICA- RCC

Essas dicas são baseadas em diversas experiências vividas por nós formadores, e são respostas para perguntas de questionários aplicados em seminários para Ministérios de Música da RCC
Alguns tópicos aqui partilhados são frutos de encontros que temos realizado para fornecer orientações básicas.
Vale salientar que prevalecem, sobretudo, o discernimento espiritual e o bom senso pessoal.
Se você tem outras idéias e dicas, envie para a Forania - Teremos o prazer de publicá-las e partilhar com todos.

·       Nossa identidade é a alegria do Senhor.
Como vou animar o povo se eu mesmo preciso ser animado? Temos que demonstrar uma alegria verdadeira, sim, porque o povo percebe quando estamos fingindo, encenando uma alegria que não é verdadeira.

- Entusiasmo, mas com cautela (sem cansar- não estamos numa academia)
Grupo de oração não é academia de ginástica Claro que alguns gestos são expressões de louvor, mas para isto temos que ter discernimento das formas e gestos que andamos ensinando nos momentos de louvor, por exemplo: muitos gestos não são bem aceitos por pessoas idosas porque é cansativo, quando pedimos para o povo se levantar, lembremos de pedi-los para sentar-se. Períodos longos com os braços levantados também cansam. Cuidado e muito discernimento com as músicas que tem em suas letras: Dê um empurrão, dê um beliscão, dê uma piscadinha e por ai vai... Não vamos inventar “modas”, poderemos ser mal interpretados.

·       Firmeza nas palavras, atitudes e vestimentas: Cuidado com palavras chulas ou palavrões, palavras sem sentido, inventadas ou incompreensíveis, gestos obscenos, roupas impróprias, curtas, transparentes, com cores fortes ou com estampas com símbolos e desenhos satânicos.

·        Cuidado com volumes de aparelhagem de som alto ou intenso, tons altos etc.
Volume de instrumentos e microfones ajuda e atrapalha ao mesmo tempo! Ajuda quando bem regulados com altura ideal para o local sem agredir os ouvidos de ninguém. Já foi mencionado anteriormente sobre a altura correta do volume: é quando a equipe de música consegue ouvir o povo cantando junto. Quando não se ouve a voz do povo é porque o volume está muito alto. Vamos ter o “desconfiometro” e abaixar o mesmo. É importante desenvolver tonalidades para que todos cantem sem forçar a voz. Uma tonalidade para voz feminina é diferente para voz masculina.

·            Cuidado nas chamadas de atenção do povo ou de companheiros do ministério.
Frases como: Vamos gente! Que desanimo! Vocês não jantaram hoje não? Tá todo mundo frio! Sai do seu lugar, preguiçosos! Levanta este irmão parado aí gente!  (É LAMENTÁVEL) Mostra um despreparo, uma falta de sabedoria em conduzir um momento de animação. Saibamos tratar os outros com classe, amor e carinho, incentivando-os a abrir-se à alegria e ação do Espírito. Quanto ao nossos irmãos de ministério, cuidado em chamá-los  à atenção na frente dos outros, se o irmão errou uma música, desafinou ou semitonou em alguma nota, vamos ter o cuidado para  não ridicularizá-lo, no próximo ensaio coloque e repare estes erros.
Respeito ao coordenador, acatar as orientações, posso não concordar, mas tenho que respeitar.

Ter diálogo com o seu coordenador é primordial, não se trata de um mandar e o outro obedecer, trata-se de uma missão onde uma determinada pessoa está em coordenação, esta merece respeito, atenção e carinho. As diferenças ou divergências deveram ser resolvidas em reunião do núcleo depois de um momento profundo de oração. Se o assunto for pessoal então o diálogo deverá ser em particular, sem a participação de terceiros. Não confunda diálogo com discussão. Sob a luz do Espírito Santo resolva suas diferenças. NÃO EXERÇA SUA FUNÇÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO COM RESSENTIMENTOS OU DIFERENÇAS COM ALGUÉM!                                                                                                                      

  • Pontualidade no compromisso
Se sabemos que a reunião do grupo é às 19:30 hs, temos que está no local pelo menos 15 minutos antes. Sabem por quê? Porque temos que afinar um instrumento, ligar aparelhagem, regular microfones, fazer oração de entrega, preparar o coração para o momento e etc.. Muita gente da música chega atrasados, atrapalha todo um andamento do encontro e, de repente já começaram a reunião, afina instrumento na hora errada ou toca assim mesmo com instrumento desafinado. Observando estes e outros detalhes, iremos demonstrar nosso zelo para com as coisas de Deus.

Reflita -Isaías- 29,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!