quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DICAS IMPORTANTES

Aquecimento e Desaquecimento

AQUECIMENTO VOCAL
TEMPO - 15 minutos
·       Alongamento - cabeça, pescoço e ombros;
·       Respiração - emissão do "s" e "z" prolongado (respiração diafragmática);
·       "Hum" mastigado - fazendo escala
·       Vibração de língua - escala ascendente;
·       Vibração de lábios;
·       "P" prolongado - pa pa pa;
DESAQUECIMENTO
TEMPO - 5 minutos
·       Massagem digital laringe;
·       Vibração de língua ou lábio - escala descendente;
·       Voz salmodiada - "voz de padre";
·       Bocejo - suspiro;
·       Repouso vocal.
Observações importantes:
·       Beber muita água, principalmente durante as apresentações;
·       Aquecer e desaquecer a voz;
·       Não se automedicar;
·       Fazer uma avaliação com o auxílio de um médico otorrino.
Autor desconhecido


Exercícios de Aquecimento Vocal

Relaxamento:
- Circular a cabeça para a Direita e para a esquerda
- Circular a cabeça para os lados, para cima e para baixo
- Fazer caretas procurando utilizar todos os músculos do rosto
- Articular A/E/I/O/U, forçando o diafragma e anasalando as expressões.

Sibilação:
Execute estas sílabas:
Zi - Si - Fi - Chi - Vi - Gui - Qui - Z - S - F - C - V

Para articulação dos RR:
Bar - Mur - Per - Vur - Der - Xar - Cor -Ter - Quer - Dru - Cro - Vri - Fra - Tre - Terê - Fará - Viri - Coro - Duru.

Exercício para relaxamento:
Obs. De forma suave, com baixa intensidade.
ME - TRÚ - VÊ - JÊ - QUE - GUE - ZÊ - BRÊ

Limpeza das cordas vocais e Fono-Articulação:
"O mameluco maluco e melancólico meditava e a megera megalocéfala macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, minguadas e míseras miavam na moagem mas mitigavam mais e mais as meninas"

Para leitura lenta:
"E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos nos santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos."
Cuidados com a voz
Períodos curtos de rouquidão em adultas geralmente não são motivos de maiores preocupações. Costumam aparecer por causa de gripes que atinge a laringe aonde estão localizadas as cordas vocais.
Dificuldades emocionais também podem estar por trás dos sintomas. A associação entre agressões físicas causadas pelo cigarro, alergias, infecções e o uso inadequado da voz é de fato o agente causador de boa parte dos problemas das cordas vocais.
A ansiedade aumenta a tensão muscular e modifica a postura. O paciente tende a não relaxar o corpo para a respiração diafragmática, a forçar a voz na garganta e até agitar sem motivo.
O tratamento destes casos conjuga exercícios fono, técnicas de relaxamento e diminuição de ansiedade.
Em situações estressantes as pessoas podem perder complemente a voz.

Oficina de Canto (Pequeno Esboço do Conteúdo)
10º Encontro de Músicos – UNASP Campus 2 (2004)

A Voz como Instrumento
"Nenhum cantor vence por ter uma voz poderosa, nem os músicos conseguem o sucesso por causa de seu talento. Não são as boas músicas que ganham almas; elas por si não salvam um CD. É o Deus Eterno que dá poder àqueles que O temem e inspira aqueles que confiam no Seu amor". Adaptado do Salmo 33:16-18.
O instrumentista manuseia seu instrumento. O cantor é o próprio instrumento. Por isso é mais difícil estudar, pois o instrumento não pode ser "desmontado".
Instrumento Vocal:
Acionador – energia produzida pelo aparelho respiratório
Vibrador – pregas vocais
Ressonador – aparelho fonador

Aparelho Fonador – O conjunto de órgãos da fala, constituídos das seguintes partes:
a.    Pulmões, brônquios, traquéia – órgãos respiratórios que fornecem a corrente de ar para a fonação;
b.    Laringe – onde se localizam as cordas vocais que produzem energia sonora utilizada na fonação;
c.    Cavidades supralaríngeas (faringe, boca e fossas nasais) – que funcionam como caixas de ressonância.
A cavidade bucal varia de forma e volume, em função dos movimentos de órgãos ativos, sobretudo a língua.
O ouvido é fundamental para o bom uso do instrumento vocal. Ele faz o elo entre o aparelho fonador e o cérebro. Para cantas é essencial:
Ouvido externo (audição);
Ouvido interno (capacidade de "ouvir" a música dentro da cabeça).
"O ouvido interno está para a música como o pensamento está para a fala". (Edwin Gordon. In: Callaghan).
"É possível tocar (mal) um instrumento musical sem este ouvido interno – ou pensamento musical – usando apenas movimentos mecânicos, mas não é possível cantar sem ele". (Callaghan, p. 17).
O instrumento musical é capaz de produzir:
  • Tom: As pregas vocais têm camadas múltiplas, cada uma delas com propriedades mecânicas, que por sua vez estão sujeitas aos ajustes dos músculos da laringe. Os complexos ajustes possíveis dentro de cada camada e entre as camadas, significam que a voz é capaz de muito maior precisão e afinação do que em instrumentos de corda. (Callaghan, p.19).
  • Volume
  • Duração
  • Timbre
Além de:
  • Fraseado musical
  • Articulação do texto
Para controlar este instrumento é preciso conhece-lo. "O controle vocal (...) depende de um conjunto complexo de coordenações motoras de alta precisão, reguladas por sinais neurológicos e monitoradas por vários tipos de feedback externos e internos". (Callaghan, p. 25).
Respiração:
"Controle da respiração é sinônimo de controle do instrumento vocal". (Callaghan, p.31).
Diafragma – "A musculatura abdominal contribui para o controle da pressão subglótica que é necessária para a produção da voz". (Callaghan, p. 42).

Saúde Vocal:
"A força humana é sinônimo de fraqueza, e a sabedoria humana é tolice. O nosso sucesso não depende de nossos talentos ou conhecimentos, mas de nossa ligação pessoal com Deus". Ellen G. White. Testemonies for the Church, Vol. 5, p. 313.

Os itens que compõem a saúde vocal:
Hidratação – água é essencial para o funcionamento do aparelho respiratório e também do aparelho fonador. A hidratação é essencial às pregas vocais por causa dos efeitos da fricção. (Callaghan, p. 97-8).

Saúde geral – o corpo é o instrumento! Desidratação, fadiga e outras doenças podem afetar a mucosa que cobre as pregas vocais, alterando a lubrificação e causando queda no rendimento vocal. Exemplos: alergias, tosses, asma; os "gelados".

Boa forma – excesso de peso, um corpo fora de forma sem força muscular torácica e abdominal... Tudo isso debilita a fonte de energia da voz.

Estilo de vida – bebidas e drogas têm efeito desidratante. Remédios também! Anti-histamínicos, diuréticos, remédios para indigestão, calmantes e alguns antibióticos.

Evitar cansaço e fadiga vocal– o cansaço afeta a voz. O sono é fundamental. Mas a fadiga vocal também pode ser conseqüência da falta de aquecimento antes de cantar, ou de uma conversa em locais onde há muito barulho e é preciso falar alto.

Usar técnica para atingir bom uso da voz – voz gritada, forçar a voz, cantar fora da região, falar fora da região (pessoas que gostam de falar grave – pesquisadores descobriram ser essa uma causa de problemas na voz. (Callaghan, p. 106), ensaiar "dando tudo", cantar sem aquecer, etc).

Postura do Cantor no Ambiente de Igreja:
"Deus espera que Seus servos cultivem suas vozes de modo que possam falar e cantar de uma maneira que todos possam entender. O volume não é o mais importante, e sim uma entonação clara, pronúncia correta e dicção bem definida... A habilidade de cantar é um dom de Deus; que seja usada para Sua glória". Ellen G. White. Testemonies for the Church. Vol. 9, p. 144.

Relação com o microfone – O microfone é uma ferramenta que precisa ser manuseada corretamente para que possa cumprir sua função.

Postura corporal – Além da postura correta para a emissão da voz, é preciso pensar na aparência como um todo (roupas, maquilagem, penteado, etc), escolhendo sempre aquilo que seja adequado ao momento e que não desvie a atenção dos ouvintes.
"Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo". Provérbios 3:5, 6.

Expressão facial/Gestos – "Será que um [cantor] pode fazer alguma coisa nova? Não. Só pode fazer o que fizeram os [cantores/músicos] que [se apresentam] antes dele". Adaptado de Eclesiastes 2:12.
"Sou Teu servo; por isso dá-me sabedoria para que eu possa conhecer os Teus ensinamentos". Salmo 119:125.
"Que o Espírito, que nos deu a vida, controle também a nossa vida". Gálatas 5:25.
Articulação das palavras – "Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a Tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu". Salmo 19:14.
"Deus espera que Seus servos cultivem suas vozes de modo que possam falar e cantar de uma maneira que todos possam entender. O volume não é o mais importante, e sim uma entonação clara, pronúncia correta e dicção bem definida... A habilidade de cantar é um dom de Deus; que seja usada para Sua glória". Ellen G. White. Testemonies for the Church. Vol. 9, p. 144.

Os objetivos de quem canta em Igreja:
"Feliz o povo que Te adora com cantos e que vive na luz da Tua presença. Por causa de Ti eles se alegram o dia todo; eles Te louvam porque os salvas". Salmo 89:15, 16.
"O dia todo falarei de Tua salvação, embora não seja capaz de entendê-la". Salmo 71:15.
"Porém, nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro comum, para mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Muitas vezes estamos em dificuldades, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos feridos, mas não destruídos". II Coríntios 4:7-9.

Escolha de repertório para diferentes programações da igreja:
"Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião". Eclesiastes 3:1.
"Não é no meu arco que eu confio, e não é a minha espada que me que me dá a vitória. Pois foste Tu que nos livraste dos nossos inimigos..." Salmo 44:6, 7.
Usa-me conforme o Teu querer, meu Deus/ Quero ter o teu amor/ A mais clara compreensão/ Dá-me o tempo e a hora/ Do que eu deverei dizer/ Usa-me! (Usa-me, Lineu Soares e Mário Jorge Lima).

FONTE : www.rccsc.com.br/formação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!