terça-feira, 10 de abril de 2012

DICAS PARA EQUIPES DE MUSICA- (continuação)

Amigos, no dia 13/01/2011 publiquei algumas dicas na condução e animação de grupos :

  • Procure saber qual será a palavra da pregação, leia e procure desenvolver um repertório baseado no contexto desta palavra. Use o louvemos.
  • Um repertório com muitas musicas, é sinal que você tem material a desenvolver no grupo, mas procure desenvolver e trabalhar, ministrando a letra, seja criativo no Espírito Santo. Não cante 500 músicas no mesmo dia, mas trabalhe poucas músicas.

  • Eficiência e Eficácia = Técnica e Espiritualidade, cantar e tocar somente não dá! Busque a Deus, reze e procure está em sintonia com Deus, toque e cante, faça o melhor de sua arte para Deus, e lembre-se que a Eficiência em tocar terá que andar junto com a Eficácia que só Deus pode proporcionar, esta, terá abundantemente rezando muito!! 
  • Zelo com o instrumento é tudo de bom! 
  • Como soa bem um instrumento afinado (no diapasão), cuidado com corda de violão que foi trocada recentemente, até assentar, ela ficará desafinando. 
  • Cuidado com o som, um volume alto agride os ouvidos, sempre digo que um volume correto é aquele que você consegue ouvir o povo cantando junto. Se você não ouve a voz do povo, então está tudo muito alto. 
  • Na condução de momentos de oração tenha cuidado com suas palavras, gírias, palavras inexistentes ou palavrões, muitas pessoas falam e acham que é normal. O falador fere com golpes de espada; a língua dos sábios, porém, cura. Ecle. 12,18
  • Tenha cuidado com gestos, dependendo do público, se for pessoas mais idosas, procure desenvolver menos gestos, quanto ao publico mais jovem, tudo bem! Mas discernimento, cuidado quanto à gestos sensuais. 
  • Trabalhe músicas para grupo de oração, músicas que vá ajudar na animação e condução da reunião, evite fazer introduções muito compridas e arranjos demorados, evite ficar falando muito, isto ocupa muito o pouco tempo do GO, valorize os momentos de oração, não confunda grupo de oração com grupo de “cantação” ou “falação”. O pessoal sabe quando a gente está “enchendo lingüiça”. Deixe as músicas trabalhadas igualzinha no CD para shows que você e sua equipe forem participar. 
  • Seja amigo(a) do seu(a) coordenador(a), uma boa convivência com a coordenação será demonstrada na condução e andamento do grupo, as pessoas percebem quando a equipe de coordenação não está bem, uma desavença é rapidamente percebida por todos.      
  • Forme discípulos, ensine alguém a cantar ou tocar, tenha a paciência, passe o seu conhecimento para alguém, não somos eternos. Que recompensa gratificante e maravilhosa é ver alguém a quem ensinamos, perceba os talentos em sua volta, e dê oportunidade. Tem muita gente que eu ensinei a tocar violão e hoje toca melhor do que eu, fico maravilhado!

 e gostaria de continua-las.



A começar esta reflexão dirigindo-me aos coordenadores de grupo de oração, nossos amados irmãos que se disponibilizam a estar à frente da coordenação de uma equipe. Talvez o seu grupo tenha a dificuldade de conseguir músico fixo, de vez em quando tem alguém tocando. Digo que esta é a realidade de muitos dos nossos grupos de oração. Por essa situação têm levado muitos dos nossos irmãos coordenadores colocarem qualquer um que apareça para tocar, existem alguns critérios básicos que devemos tomar antes de convidar alguém para tocar em nosso grupo:

·         ESTE IRMÃO É MÚSICO E CATÓLICO?

Sim, porque na falta de músicos, acabamos convidando qualquer pessoa que dedilhe alguns acordes, sem ofender quem está aprendendo e de repente você está aprendendo para tocar no seu grupo, a pessoa convidada tem que ser e ter noção musical para assumir a frente de um grupo de oração. É uma responsabilidade muito grande fazer parte de um Ministério de música, e até soa pomposamente este nome, mas ao fazer parte de um firmamos um compromisso de serviço, não é mesma coisa de cantarmos e tocarmos em uma roda de amigos, é muito mais! Ao entregar o ministério de música para alguém despreparado, assumimos com este o sucesso ou o fracasso, levando talvez todo um trabalho por agua abaixo. Claro que temos de dar oportunidades, mas junto com este irmãozinho da musica temos que ter alguém com experiência musical, disponível e paciente  para ensinar, então, seguro e ciente de sua missão e responsabilidades no grupo, este irmão seguiria seu caminho no ministério de musica.

Ele é católico, digo isto porque já vi grupo de oração (RCC) sendo animados por músicos de outras denominações. SOMOS CATÓLICOS APOSTOLICOS ROMANOS, CREMOS NA SANTA IGREJA CATÓLICA... esta é a fé que professamos!!! Eu particularmente sou de uma família, mãe e irmãos todos evangélicos, eu amo a forma e a disponibilidade e seriedade com que é tratado o louvor na igreja, muitos são profissionais  e bons naquilo que fazem, harmoniosamente lindo se de ouvir, mas eu sou músico católico, tenho que agir e viver a minha missão como tal.



·         ESTE IRMÃO É RESPONSÁVEL?

Precisamos confiar esta missão a pessoas responsáveis, que firmam e cumprem o que assumem. Carecemos de pessoas responsáveis, existem muitos “ministros de música” que assumem e tratam, mas não cumprem!, Que feio! Não somos obrigados a assumir compromissos algum na igreja, mas uma vez prometido, temos que cumprir! Ser de palavra, salvo por motivos maiores, na impossibilidade de cumprir, temos que colocar imediatamente outro no nosso lugar. E ainda sobre a responsabilidade, temos observado uma presença maior de adolescentes à frente de conduções em grupos de oração, é maravilhoso ver gente nova louvando e ajudando no ministério, mas temos que ter cautela ao colocá-los para a condução, não sou contra a presença de gente nova  mesmo porque a messe precisa de “sangue novo” e  muitos têm levado a sério a sua missão. Digo cautela porque temos que treiná-los, prepará-los e formá-los para torná-los responsáveis nesta missão no grupo, conte com o Ministério das Artes  para você coordenador a cumprir este papel, infelizmente muitos dos nossos coordenadores não tem contado com a força e orientações do ministério das Artes, muitos preferem eles próprios  resolverem os problemas com o ministério de música. O ministério de música e artes está ai para ajudar, não contar com este ministério é andar pra trás!

ESTE IRMÃO PARTICIPA DE OUTRO GRUPO OU MINISTÉRIO?

Quando convidamos alguém para ajudar no ministério de música, este irmão deve estar disponível. Se acaso este exerce ou participa de outro grupo ou outro ministério, ele vai te deixar na mão qualquer dia, é só os compromissos coincidirem com o dia do grupo de oração. Portanto este irmãozinho deve firmar um compromisso e cumprir, não se deve obrigá-lo a firmar compromisso algum, mas mostrá-lo que ele precisa tomar uma decisão. Muitos dos nossos coordenadores, por medo de perder o músico, deixam de exortá-lo, de orientar e que acontece? “O grupo de oração fica como secundário, se este musico faz parte de outro grupo de oração a situação piora um pouco, “desveste um santo para vestir outro” acaba não fazendo nada direito,” nem lá e nem cá”. O que tem levado esse irmão a querer  tocar no grupo de oração? Será por algum motivo pessoal? Será que ele tem dó por não ter sequer nem um músico? Será pela quantidade de participantes? Ou será porque ele se identifica com o grupo? Voltamos ao assunto da responsabilidade.

O importante é os nossos coordenadores terem a segurança e a certeza que verdadeiramente seus grupos de oração têm um ministério de música comprometido, zelosos com sua função ministerial.

  Continuemos com as dicas:

QUAL É O HORÁRIO DO SEU GRUPO?

Ô pessoal se o grupo de oração começa às 20 hs, faça o possível para não chegar as 20 hs em ponto né? Chegue meia hora antes para preparar-se, som e instrumentos deveram estar á disposição às 20 hs. Além do mais, temos que estar antenados com as palavras e as orientações do coordenador. Quando chegamos atrasados não recebemos estas orientações a tempo de desenvolvê-las no grupo, acabamos fazendo de qualquer forma. Cadê o nosso zelo pelo serviço? Soldado despreparado leva bala fácil. A gente que mexe com equipamentos e instrumentos, sugiro que devem ser ajustados e coordenados pela equipe de musica, quem não faz parte deste ministério e não canta e toca não deve mexer com o equipamento de som. Outra coisa é evitar afinar instrumentos no andamento do grupo, tá complicado! Afine seu instrumento antes, como orientações anteriores=( sugiro ler o artigo anterior- 13/01/2011)

NÃO CONDUZA UM GRUPO DE ORAÇÃO SEM ESTAR PREPARADO

Gente, um violão importado não conduz um grupo de oração, nem um microfone shure beta digital, nem tão pouco um teclado Roland daqueles de 6 oitavas, se você sabe fazer 10 vozes diferentes, Nada disso é o suficiente para sentirmo-nos preparados para servir no grupo de oração, ajuda mas está além disso! A preparação para o grupo começa quando a gente acorda, na oração pessoal, nossa intimidade com Deus e  todos os acontecimentos no dia contribuem para todo o andamento do grupo de oração, por mais simples que seja os acontecimentos, tenho que usar tudo que o Senhor me  permitiu viver no dia e transformar isto em motivos de louvor e engrandecimento ao próprio Senhor. Tenho que me preparar pois ser ministro é ser um tipo de “Garçom” é para servir aos outros. Já pensou um garçom despreparado? Desajeitado, sem prática, sem noção do serviço? Pois é! Meu ministério existe para o outro, para servir ao outro e não para me servir dele, tenho que ter esta noção. A preparação que preciso ter, além da técnica musical, é espiritual também, volto ao assunto da eficiência e da eficácia.  
Mais uma vez, procure o Ministério de Música e Artes em arientá-lo na melhor forma para o serviço no Grupo de oração.

Espero que estas reflexões sejam úteis pra você, claro que muitos assuntos aqui partilhados são dicas, experiências pessoais, de repente você tenha outros assuntos que sejam úteis também. Envia-nos, teremos o prazer em publicá-las.
Em breve continuaremos mais assuntos.
Um abraço!
Zé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!