quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017


Leitura Orante do Canto
                                                              
A Igreja, sobretudo com a realização do Concílio Vaticano II, fez importante redescoberta, valorizando e recomendando a  Leitura Orante da Bíblia, também chamada Lectio Divina (= leitura sagrada, divina), uma antiga prática das comunidades judaicas, cristãs e religiosas, que aos poucos caiu em desuso, até ser recuperada nos últimos anos, cultivada principalmente entre as comunidades pobres, o povo simples e as Congregações religiosas. O primeiro volume da coleção Tua Palavra é vida (Publicações CRB - Edições Loyola, 1990)  trata do assunto, com o título A Leitura Orante da Bíblia. Uma verdadeira preciosidade, que nos ajuda na compreensão da Palavra de Deus e no compromisso com a vida, fazendo-nos voltar sempre de novo às fontes da Escritura, porque "cada dia precisamos da salvação", conforme o salmista. É uma forma de ler rezando, meditando e aprofundando a Palavra, de modo que ela se torne nova luz e nos dê  novo olhar sobre a vida e a realidade. Ler a Bíblia de uma forma viva, com atenção, espírito de fé e abertura de coração, a partir  do Cristo vivo e ressuscitado, em clima de diálogo com Deus, buscando na Palavra sentido para a história pessoal e comunitária,  é esta a essência da leitura orante.

De modo bem simples, eis a síntese do método, em quatro passos básicos: 

1 - ler e reler o texto, para conhecer e entender o que está escrito, pois ninguém ama o que não conhece; 

2 - repetir, ruminar, aprofundar e memorizar o texto, até que passe da boca para o coração, para a vida, atualizando-o em nós; 

3 - responder a Deus, deixando brotar no coração o louvor, a súplica, a ação de graças, o perdão, o compromisso, enfim o que o Senhor nos inspira como resposta, em forma de oração;

4 - saborear, curtir,  contemplar, agir, adquirir novo olhar, nova luz sobre o mundo, a vida e a realidade. Um processo dinâmico de vida inteira, que nunca se repete da mesma forma, até que seja Cristo a viver e agir em nós.  Um método que frutifica quando feito em grupo, em comunidade, mas que também individualmente nos vai modelando, o que só é possível sob a ação e orientação do Espírito Santo.  

Portanto, a leitura, meditação, oração e contemplação podem ser comparadas a quatro degraus de uma escada que une a terra ao céu, quando assim rezamos.  Esta Escada dos Monges, descrita pelo monge cartuxo Guigo, como a eles, certamente nos fará também subir da terra ao céu, porque embora sejam só quatro degraus, são de uma altura e profundidade imensas,  de modo a penetrar nas nuvens e alcançar o  Coração de Deus, fazendo-nos sentir a sua graça, experimentar a sua glória, banhar-nos em sua luz. Como é difícil a tradução  do termo, o melhor é falar de "Palavra rezada" ou "rezar a Palavra".

E o que tem a ver a  Leitura Orante  da Bíblia com o Canto Litúrgico?... Tudo! Lembro-me de uma memorável Semana de Liturgia de que participei há alguns anos, quando Ione Buyst, teóloga liturgista que faz da liturgia sua vida, partilhou conosco a feliz descoberta do método como aplicável também ao canto nas celebrações litúrgicas. Fomos todos tocados pela nova luz que se fez, e sob sua orientação, começamos a exercitar o método analisando cantos, hinos e salmos, fazendo da meditação uma experiência litúrgica.  Aprofundamos o Salmo 50 - penitencial. Marcou-me profundamente tal experiência e passei aos poucos  a cantar, interpretar,  analisar e rezar os salmos  e cânticos segundo o método da Leitura Orante, como Palavra de Deus.  A quem quer aprofundar o assunto, vale a pena conhecer a experiência, feita com uma comunidade de Osasco e descrita no livro "Pesquisa em Liturgia - relato de uma experiência"  ( Paulus).

Sabemos da importância da Sagrada Escritura na celebração litúrgica: dela são tirados os textos para as leituras, o canto dos salmos, as orações, devendo também os compositores beber das fontes bíblicas e litúrgicas para sua inspiração, sobretudo com relação ao texto. (Conferir SC, nr. 24 e 121).  Assim,  o método da Leitura Orante, que na sua origem foi um método litúrgico, já usado nas sinagogas judaicas, passou a ser usado na Liturgia cristã,  que é o lugar privilegiado onde a Escritura se torna Palavra, sacramento do Verbo, o Cristo vivo. Na liturgia, a comunidade proclama, escuta, aprofunda, reza, canta e atualiza a Palavra, que vai nos transformando, impregnando e se fazendo carne em nós. A música, como parte integrante da liturgia (SC), deve, portanto, ser também rezada e meditada, contemplada e atualizada na nossa vida.

É preciso fazer a experiência litúrgico-musical dos salmos e cantos que executamos em nossas celebrações: não basta cantar com a voz, como rito apenas, mas é preciso vivenciar os passos da leitura orante. Assim sendo, pessoalmente e como equipe: 1) Leitura:  leia o canto, preste atenção às palavras e à melodia,  procure entender sua função ritual, cante com o coração; 2) Meditação:  aprofunde o sentido, relacione com a liturgia, a vida pessoal e comunitária, compare com outros textos, atualize para o "hoje"; 3) Oração: deixe brotar sentimentos de gratidão e louvor, súplica e perdão, alegria e dor, compromisso e desejo de fidelidade à Palavra, no diálogo com o Senhor; 4) Contemplação: assim cantando e rezando, a partir do Ressuscitado,  nova luz se fará em seu ser e agir, comprometendo a vida na transformação pessoal, comunitária e social. Como viver isto na prática?... Aguarde o próximo artigo! Mas comece hoje a rezar a Palavra!   Consulte o excelente site  www.lectionautas.com se deseja saber mais, rezar e cantar melhor!

 
Ir. Miria T. Kolling

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!