segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

QUAL É A MÚSICA?????



De repente você está se perguntando:
“ Que música vou cantar no grupo de oração hoje?”
Em primeiro lugar, ore e peça à Deus discernimento quanto as músicas que você irá cantar e tocar. Claro que não existe um padrão ou uma forma de repertório a executar no grupo, Mas, “cada Grupo é um Grupo”. Eu não conheço a realidade do seu grupo e nem sei se tem alguém que cante e toque, mas seria interessante ter um bom repertório de músicas de animação, louvor, acolhida e Espírito Santo.
Já mencionei este assunto em outro artigo postado anteriormente, Claro que não vamos cantar as 500 músicas que sabemos de uma só vez, mas escolher criteriosamente qual música cantar naquele dia.

Pense comigo, se julgarmos pela nossa rotina e se o grupo de oração acontece no meio de semana, chegamos cansados do trabalho, pois pra muitos não dá pra ir em casa tomar aquele banho, muitos irmãos chegam para o grupo assim, cansados! Uma boa musica de animação ajuda bastante, uma boa condução acalma o coração da agitação do dia.

Não vou dar dicas de músicas porque de repente você nem conhece, mas vou dar um exemplo:
Suponhamos que você comece o grupo de oração com uma música de invocação à Santíssima Trindade, “ Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui
Se foi rezado o terço anteriormente, não precisará cantar para a Santíssima Trindade, pois já invocamos durante o terço.  introduza a        Oração do Divino Espírito Santo
 
Vinde Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e
acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito,
e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
 
OREMOS
Deus, que instruístes os corações dos
vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei com que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, Senhor nosso.
AMÉM.
 
Siga em frente, com uma acolhida e em seguida louvor e animação.
Observação:
        É conveniente não mudar de ritmo repentinamente, salvo entre músicas animadas, ao passar de um rítmo animado para um mais calmo, será interessante diminuí-lo gradativamente, com um momento de condução introduzir uma música de entrega e para o Espírito Santo. Uma vez diminuído o ritmo, não retorne com a mesma ou outra musica animada, pois poderá quebrar todo um momento que era de aprofundamento de oração. Tenhamos cuidado com as tonalidades das músicas, é importante manter tons que todos possam cantar naturalmente.
( precisamos ter discernimento quando nos submetemos a animar e conduzir um grupo de oração) 
Ao entrar no momento de efusão, deixe o Espírito Santo agir no coração de todos, exercite os dons carismáticos, é importante ter um momentos para profecias, momentos de escuta.

(Quanto as diversas músicas do Livro Canticos Louvemos, o mais usado nos Go RCC, é importante informar o Nº do Cantico para que todos acompanhem.)

Amém?
Meu irmão, quero de novo ressaltar o que estamos partilhando aqui não é uma regra e sim uma dica, aja visto que tem muitos irmãozinhos de equipes misturando as coisas, fazendo uma salada de ritmos e no final o que acaba acontecendo é um grupo de cantação. Deixo aberto a qualquer irmão que queira sugerir, tirar dúvidas ou talvez  fazer uma critica quanto a este assunto, é só deixar postado aqui no blog ou me mandar no e-mail. poize25@hotmail.com
.
Quero abrir uma observação quanto às músicas de Maria, cada vez menos tem se cantado músicas Marianas nos nossos grupos de Oração, não esqueçamos: “Maria é a Estrela da Evangelização”.
Depois ou durante a oração do terço, ou no seu grupo reza-se somente uma dezena, Cante pra Maria!

Vamos amar a Renovação Carismática Católica!!!!

Um abraço,
Zé.


NO RETIRO DE CARNAVAL ACONTECERÁ UM SEMINÁRIO PARA  MÚSICOS COM O TEMA “MÚSICOS EM ORDEM DE BATALHA”.  DEPOIS COLOCO MAIS INFORMAÇÕES!

DIVULGUEM O NOSSO BLOG!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!