quinta-feira, 17 de março de 2011

Dicas para se tocar na Santa Missa

Gente! Achei este artigo muito bom para Ministérios que tocam em Missas.
Fonte: Silvinho Zabisk- portalkairos.net

1) CONHECER A LITURGIA - Você precisa saber bem a respeito do Sacrifício da Santa Missa; conhecer parte por parte dela e os seus santíssimos significados. Por exemplo, na hora do ato penitencial, a canção a ser escolhida deve ser de entronização, que conduza as pessoas a um ato profundo de contrição. Assim, precisa ser fácil para o povo cantar.

2) SABER AS LEITURAS DO DIA - É imprescindível que o ministério que tocará na Missa saiba antes que leituras vão ser proclamadas, em especial o Evangelho. A partir do Evangelho, escolha músicas que estejam de acordo com todo o andamento da Santa Missa.

3) TEMPO LITÚRGICO - Qual tempo litúrgico a Igreja está vivendo? O Advento, Tempo Pascal, Natal...? As músicas precisam estar de acordo com cada tempo da Igreja. Na Quaresma, por exemplo não se canta o Glória, nem se canta Aleluia... É preciso estar atento a tudo isso.

4) ATENTE-SE AO "PÚBLICO" - O som deve estar na altura certa e em comunhão com a quantidade de pessoas dentro da Igreja. Se for uma missa de juventude, você pode trabalhar melhor as canções e, quem sabe, até colocar arranjos mais elaborados. Se for uma missa com pessoas mais idosas, não é natural querer tocar guitarra e bateria estrondorosamente. Tenha discernimento quanto ao som e a acústica da tua paróquia ou local da celebração.

5) CANÇÕES ESPECÍFICAS E BEM ESCOLHIDAS - Procure tocar as canções da própria missa. Fique atento ao Tempo em que a Igreja está vivendo e busque os cantos propícios para estes momentos. Por exemplo: Quaresma não é um tempo triste mas é um tempo reflexivo e penitencial; a própria CNBB lança canções específicas de acordo com a CAMPANHA DA FRATERNIDADE do ano. Estas canções precisam ser difundidas com muito carinho. É um tempo em que toda a Igreja do Brasil vive em unidade musical.Atenção: cuidado com o Aleluia durante a quaresma. Não se pode tocá-lo!

6) OBEDEÇA AO SACERDOTE - Não brigue com seu padre. Dialogue e obedeça nas horas em que vocês discordarem. É o melhor para o povo que participará da missa, bem como para seu ministério e para você mesmo(a) enquanto ministro de música.

7) PREPARE-SE ANTES - Não fique afinando seu instrumento 10 minutos antes da missa começar porque isso irrita qualquer santo. É muito chato chegar em paróquias em que o ministério de música afina violão, bateria, tudo na hora em que o povo está chegando. É uma situação bastante desagradável. As pessoas que chegarem na Igreja, precisam desde o início perceber a Graça de Deus e ir se preparando para toda a missa. E, honestamente, é praticamente imposível que isso aconteça caso a guitarra, baixo, bateria e tudo o mais estejam ser afinados naquele momento.

8) SILÊNCIO E ATENÇÃO - Não fique andando durante a missa nem fique tagarelando, falando sobre notas, cifras, mudanças de tonalidades... tudo isso deve ser combinado antes da missa iniciar. Combine também alguns sinais entre os músicos para que fique mais fácil uma rápida comunicação.

9) ENSAIO - Ensaie para a missa. Não improvise.

10) TENHA ZELO E SELECIONE BEM AS MÚSICAS - Cuidado com músicas folclóricas ou de cunho popular durante a missa. Tenha zelo. Procure tocar somente canções feitas para a missa. Os domínios populares muitas vezes são bem hereges e de cunho pagão. O Espírito Santo nos músicos é bem criativo; não precisa pegar música de gente famosa pra chamar atenção.

11) ESCOLHA UM TOM QUE TODOS CONSIGAM CANTAR - Toque no tom certo para todos e não só para você. É o povo que deve cantar e participar mais. Peça para Deus o talento de envolver as pessoas na música que você está tocando e cantando.

12) ENSINE E CATIVE O POVO - Se for possível, ensine canções novas para o povo. E mais, cative o povo! Os que ali entrarem precisam perceber a presença de Deus também no ministério de música e se sentirem mais próximos do próprio ministérios. Cultive a unidade, a fraternidade entre o ministério e o povo. A assembléia precisa perceber que o ministério não é fechado em si mesmo, mas ali está a serviço de Deus , da Igreja e também, a serviço da própria assembléia.

13) CONDUZA À ORAÇÃO E PREPARAÇÃO - Na hora em que as pessoas estiverem chegando, combine com seu padre se vocês podem ficar tocando em som ambiente músicas que conduzam o povo ao silencio e à oração, para que possam se preparar melhor para a Santa Missa..

14) REZE! REZE! REZE! - Reze antes de tocar. Não se ache capaz de tudo... Nós somos provas de que a oração muda o jeito que as pessoas recebem nossas canções. Através da oração, peça ao Senhor que se torne VIDA as músicas tocadas. Você perceberá como as pessoas serão tocadas e chegarão mais próximas de Deus quando perceberem que mais do que apenas vozes e instrumentos, aquelas músicas possuem VIDA e TESTEMUNHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!