segunda-feira, 21 de março de 2011

Laércio fala sobre "Cantar com unção"

Cantar com unção é cantar dentro da graça de Deus; não tem outra forma; é cantar dentro da inspiração, exatamente o que Deus me pede.

Uma receita para o músico se tornar ungido é estar em Deus; se o músico está em Deus ele canta em Deus, canta o que o Senhor pede.

Como fazer isso? Muito fácil: vida sacramental, adoração ao Santíssimo, ... é por isso que nos acampamentos de música aqui na comunidade, a Canção Nova está sempre batendo na mesma tecla com o músico; estar no altar do Senhor, estar em adoração, ser fiel ao Senhor, ser dócil ao Espírito Santo, ter vida sacramental, ter vida de oração e vida comunitária.
O desafio do ministério de música é muito grande, porque o músico é convidado a ir muito longe, voar muito alto, ou navegar em águas muito profundas, ir ao encontro de pessoas que estão muito distantes do Senhor e em realidades e meios onde a ousadia precisa ser grande. E ali, se ele não está muito em Deus é ele quem vai se desviar, quem vai ser mais contagiado pelo ambiente do que pela ação de Deus.
Quando o músico permanece na presença de Deus é como um surfista que está sempre na praia e tem a pele queimada pelo sol. Quando você vê um surfista você pensa: "esse cara vive na praia, esse cara deve ser um surfista, tem uma pele diferente, uma presença diferente", é assim que precisa ser o músico ungido; ele precisa estar tanto na presença do Santíssimo, tanto na presença do Senhor, que onde quer que ele vá quando abrir a boca ele tem Deus, tem unção, tem presença, tem o que dar.
O músico que não vive em oração, que não vive na presença do Senhor, quando chega num meio que não é da Igreja, quando chega em lugares mais distantes, ele corre o risco de fazer um jogo político e, às vezes, fazer mais do que o ambiente e Deus pedem. Ai está o perigo do músico se perder. Isso não é difícil de acontecer não.
Hoje é muito comum no meio católico os músicos serem convidados a cantar, por exemplo, em exposições agropecuárias, festas municipais, praças públicas, onde você vê ali barracas, pessoas se embriagando... Se o músico não estiver muito em Deus ele começa a querer atrair a atenção, aplausos e pode, ali, se render à vaidade.
A receita para ser um músico ungido é se banhar constantemente nas águas do Espírito Santo.
Deus abençoe você!

Seu irmão,
Laércio Oliveira
Comunidade Canção Nova

FONTE: portalkairos.net/artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!