quarta-feira, 23 de março de 2011

Quero cantar, mas sou desafinado...

Muitos têm desejo de cantar, mas não são afinados... o que fazer, então?
"Olha só, o ministério de música une duas coisas: o chamado, que é algo espiritual, à unção, à autoridade espiritual, e também à parte natural, que é um dom natural da pessoa.
Então, se a pessoa é desafinada, mas se sente chamada a esse ministério, o mínimo que ela tem de fazer é buscar ajuda, como aulas práticas de canto. Uma boa notícia: não existem pessoas completamente desafinadas!
Existem pessoas que não conseguem distinguir bem os sons, porém, elas podem ser educadas para que consigam distingui-los, porque, hoje, no mundo em que a gente vive as pessoas estão acostumadas a ter um nível musical muito bom, pois têm acesso direto à AM, FM, Internet, TV, CDs, podendo fazer uso de conteúdos musicais muito bons.

Luiz Carvalho-Com.Recado

De modo que não tem sentido uma pessoa desafinada ficar insistido no ministério de música sem que tenha afinação e sem capacitação técnica para isso, porque ela vai acabar afastando as pessoas da igreja, dos grupos de oração, entre outros, e fazendo o contrário do que deveria fazer, pois se está a serviço do Senhor o objetivo é atrair e não afastar as pessoas. Por isso, terá de se preparar muito bem, como um pregador tem de estudar muito a Palavra de Deus e tem de ter postura para fazê-lo; o mesmo ocorre com os ministros de música com a preparação técnica e a unção.
Se ele for desafinado, apenas precisa se reeducar, para que passe a ser afinado.
A comparação mais simples que podemos fazer com relação a isso seria esta: imaginemos que haja uma criança a quem nunca foi ensinado as cores, e façamos de conta que é possível que ela tenha crescido até os 12 anos de idade sem que tenha aprendido o que é o azul, o amarelo ou o vermelho. E ao chegar aos 12 anos de idade, colocaríamos uma placa de cada cor na frente dessa criança...É claro que ela não saberia identificá-las, não é verdade? Mas, se você lhe ensinasse, imediatamente ela as identificaria.
Este é o problema do desafinado: na cabeça dele a altura do som é sempre a mesma, ele não sabe o que é o som agudo, grave, médio, mais agudo, mais grave... é como se fossem iguais para ele. Quando alguém lhe ensinar a distância das notas, ele terá uma condição de trabalho excepcional. Uma coisa simples, não é? Mas que, às vezes, dá um grande resultado para quem realmente é vocacionado ao ministério de música."

Luís Carvalho
Fonte :portalkairos.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!