segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Acolhida no Grupo de Oração


Amigos,
Nesta partilha sobre a acolhida lembro-me das palavras do Emanuel (Comunidade Católica Verbo Eterno-BH) proferidas no Retiro de Carnaval - Vem e Segue-me – Ano 2011. Na ocasião, ele dizia que o Ministério da acolhida tem uma importância muito grande. Segundo ele este Ministério é um dos mais importantes Ministérios existentes num grupo de oração, pois é o cartão de visitas do próprio grupo. Quem é bem recebido volta de novo.
Acolher é receber bem nossos irmãos participantes, é ser Cortez, e os gesto de uma boa acolhida estende-se por todos os momentos do grupo.
Temos que deixar no coração daquela pessoa que está sendo acolhida a vontade de retornar ao grupo. Eu sempre digo que ninguém vai à Igreja por hobby, todos nós vamos à Igreja em busca das coisas que só Deus pode nos dar. Então quando alguém nos recebe de uma forma acolhedora e amorosa; isto torna-se uma confirmação de que vamos receber o que fomos buscar.
O Sorriso sincero é o primeiro passo do processo de cura, ele é também o sinal de que Deus está agindo. Nossa identidade de filhos agraciados de Deus é a alegria que deve estar, não de forma fingida, mas verdadeira, estampada em nossos rostos. “Não pode ser triste um coração que ama Cristo, não pode ser triste um coração que ama Deus” ou “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus”. Só um coordenador que ainda não entendeu a importância deste ministério coloca alguém triste ou despreparado para acolher os irmão na porta do grupo.
Alguns cuidados que devemos ter ao acolher um irmão:
- Na acolhida de pessoas que não conhecemos fica a dica: Existem pessoas que não gostam de muita "pegação", abraços ou uma aparente intimidade logo de cara;
- Cuidado para não falarmos demais ou pregar a Palavra ao nosso irmão logo na chegada à Igreja. Deixe a pregação para o momento oportuno;
- Cautela na forma de comportamento, roupas e gestos.
- O acolhedor não é laçador de pessoas que estão passando perto da igreja. Existem abordagens de irmãos que praticamente os empurra pra dentro, a função deste acolhedor é somente receber ,e bem, os participantes que estão chegando para o grupo.
- O acolhedor não é segurança nem vigia do grupo, ao perceber que não chegará mais participantes, entre para o grupo, pois a missão de acolhimento continua nos momentos de oração.
O perfil de um acolhedor:
- Alegria é a sua identidade de carismático;
- Encorajador e animador;
- Orante durante todo o tempo de sua acolhida;
- Criativo e aberto ao Espirito Santo;
- Ser agradável, gentil e atencioso com os irmãos acolhidos.
A verdade é que devemos descobrir se somos, de fato, acolhedores. O acolhedor vive isto naturalmente na sua vida. O tempo todo ele é passivo, amoroso, amigo, gentil, agradável, atento a quem ele tem que acolher. Não tem como forçar algo que não está no perfil do servo, temos que pedir a Deus um coração acolhedor.
O perfil de acolhedor deve estar também no Ministério de Música, pois a música tem um importante papel na acolhida do Grupo de Oração.
Amigos, estas palavras não são regras e sim dicas, cabe a cada coordenador discernir, à luz do Espirito Santo, a melhor forma de acolher os irmãos e também uma melhor orientação dos servos do grupo que ficam a disposição na acolhida.
Um abraço à todos!
José Augusto Silva

Agradecimento: Ao nosso Coordenador foraneo- Junio César pela correção do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!