terça-feira, 14 de agosto de 2012

Militância Apostólica e Orgânica

Tú, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.” (2Tm. 4, 5-8)

Ao falar de militância apostólica e orgânica, o apóstolo Paulo é para mim símbolo e modelo a ser seguido. Em minha mente só consigo lembrá-lo, embora sabemos de tantos outros que também são referência.
Neste texto, Paulo exorta a uma consagração ministerial, com toda prudência e paciência nos sofrimentos e, acima de tudo, a uma dedicação total ao trabalho missionário. Com certeza, nesta altura de sua vida ministerial, era fácil olhar pra trás e ver os frutos após uma longa e dedicada carreira. Ele nunca desanimou com as tribulações; não há relatos Bíblicos mostrando o apóstolo Paulo recuando, mesmo no fracasso. Ao contrário, sempre o vemos como um valente guerreiro, destemido e disposto a caminhar sempre. “Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente.” (Fl. 3,16)
Paulo conseguia enxergar além, ele visualizava o que suas ações trariam de consequência para o futuro. É neste sentido que nos chama a fazer o mesmo. Paulo é um verdadeiro Militante Apostólico e Orgânico!
O que é ser um militante: “A militância é, fundamentalmente, uma atitude de serviço no horizonte das grandes causas de nosso povo. Ser militante implica disponibilidade”.
Um militante é capaz de contagiar os outros com essa mesma atitude, com esse mesmo espírito de serviçalidade estruturada, de serviço organizado, de combatividade nas lutas do movimento.
O militante irradia mística, contagia os outros com sua entrega apaixonada, destila esperança. Provoca uma atitude militante nos outros. Dissemina a militância.
Militante Apostólico: É aquele que pertence a alguma das organizações apostólicas da Igreja. De um autêntico militante se supõe que está sempre disposto: a qualquer hora, a qualquer chamado, para as reuniões de emergência, para os programas de urgência, para os trabalhos apostólicos...
Militante é aquele que está sempre disponível para servir a Deus, e seu povo.
Militante Orgânico. É aquele que tem iniciativa própria para o bem do movimento, que pensa o movimento, respira o movimento. Ele busca se formar e se informar sobre todas atividades da RCC e se esforça para estar presente nelas. Ele não se restringe a atividades de seu grupo de oração ou cidade, ele quer o bem do organismo ao qual pertence. Ele sabe da necessidade de estar bem informado. O militante orgânico preocupa-se em saber responder, argumentar, escrever e até pregar de acordo com as moções do movimento. Ele, acima de tudo, quer construir o movimento na comunhão e amor, como base sólida e duradoura.

O militante Orgânico procura identificar onde mais ele pode atuar, além do ministério específico. Ele sempre quer doar um pouco mais seu trabalho. É movido pelo mesmo Espírito que toca os demais, ele foi impactado pelo mesmo Espírito, e assim seu proceder converge sempre para o coletivo e não ao individualismo. Está sempre atento aos projetos, discussões e se envolve positivamente para o bem comum. Evita os famosos grupinhos e luta pela comunhão fraterna.

Com maturidade eclesial e espiritual, somos chamados a uma Militância Orgânica, conscientes de que a RCC é um bem para Igreja, uma grande graça de Deus. Conscientes que temos um chamado: contribuir com Deus neste projeto de evangelização que é maior que todos os nossos projetos pessoais. A RCC precisa urgentemente, muito mais de militantes que SIMPATIZANTES. Os simpatizantes, são bem vindos, mas o MILITANTE é uma necessidade urgente. Precisamos de VALENTES GUERREIROS, que tenham um amor incondicional pelo chamado e missão da RCC. E juntos vamos RECRISTIANIZAR este Brasil.
Belo Horizonte, 14 maio 2012.

Rogério Rosa (Rogerinho)
Presidente Conselho Estadual - RCC Minas


fonte: rccminas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!