quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Temos assumido muitos compromissos?

Amigos, boa tarde!
 Abro três observações que podem nos levar numa melhor reflexão.
 Nossos compromissos: Assumir e não cumprir, assumir e cumprir e o cumprir sem assumir.
a)      Assumidos e não cumpridos- Sabemos que nossa missão na igreja demanda diversas funções e tempo para cumpri-las. Quando firmamos um compromisso e não cumprimos, sobra pra quem não firmou e não marcou. Às vezes pessoas sem um conhecimento básico ou até mesmo sem experiência tentam executar o que era de responsabilidade nossa. Claro, nosso tempo tem sido cada vez menor. Estudo, trabalho, casa, casamento, filhos, família, todos precisam da nossa presença também. Eu por exemplo, às vezes tinha compromissos de segunda a segunda, sem um intervalo, um descanso. Chegou num tempo em que eu cumpria as coisas sem nenhum critério, fazia por fazer! Então acontecia uma falta de zelo e cuidado com as coisas de Deus.
b)      Assumindo e cumprindo- Nada mais correto que isto né? Assumir e cumprir! Ninguém é obrigado a assumir nada, mas se assumiu, deve cumprir! Nossa missão na igreja deve acontecer de forma bem natural e sem pressão. A qualidade do serviço será melhor e o zelo com o sagrado ficará evidente.
c)      Cumprir sem assumir- Ao contrário do ítem (a) Às vezes uma pessoa é convidada a desempenhar determinada tarefa na igreja sem ter sido, ao menos avisada. Por algum motivo, alguém faltou ao compromisso.

Gente, há momentos que não estamos preparados psicologicamente nem fisicamente, ai acontece que alguém nos chama para ministrar um momento de louvor, oração  sem condições. Então, o resultado é imprevisível, né?
     Eu acredito que por motivos diversos e falta de responsabilidade daqueles que assumiram tarefas e não cumpriram (salvo por motivos maiores), alguém cumpri algo que não era para si. Não porque não merecia ou não podia assumir, mas porque não estava preparado. E como estar preparado? Oração, jejum, amor aos irmãos, Comunhão e estudo da Palavra de Deus é a resposta.
     Retornando ao tema inicial, o excesso de atividades de alguns, têm contribuído para  que outros assumam compromissos sem os devidos cuidados.
      Os coordenadores devem dar oportunidade para todos que estão disponíveis para o serviço, ainda que monitorando, treinando e preparando. Isto é papel de um formador.
     É fato também, que alguém pode pensar que a tarefa ou o serviço não acontecerá sem a sua presença, sem que ele esteja à frente. Ninguém é insubstituível! Deus sempre providenciou e providenciará alguém para realizar a sua vontade e cumprir o que outros, às vezes nós mesmos, têm abandonado e deixado de cumprir.

 Fico por aqui, pois este assunto é extenso e continuaremos em breve.

Mande sua sugestão, críticas ou artigos para o meu e-mail- poize25@hotmail.com

Graaaaande Abraço!
Deus abençoe à todos!
Zé 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muita criatividade nessa hora!